Notícias, informação e debate sobre as queixas em saúde, nomeadamente quanto à negligência médica e erro médico em Portugal.
20.6.10

«Não há nenhum hospital no país, público ou privado, com departamentos» de risco, defendeu

 

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, defendeu este domingo a criação nos hospitais portugueses de departamentos que analisem as queixas dos doentes e façam análise de risco.

«Não há nenhum hospital no país, público ou privado, com departamentos que analisem as queixas dos doentes, que tirem disso consequências e façam a gestão dessas queixas», lamentou Pedro Nunes em entrevista à agência Lusa.

Para prevenir os erros na área da saúde, o bastonário considera essencial conhecer os casos de falhas e discuti-los.

Escusando-se a falar sobre o recente acidente que envolveu a troca de um medicamento com duas crianças no Hospital Garcia de Orta (Almada), o representante dos médicos deu o exemplo dos casos de cegueira no Hospital de Santa Maria como um bom exemplo de aprendizagem.

«O que aconteceu no Santa Maria deve levar-nos à modificação de procedimentos. De imediato o hospital assinalou e assumiu o erro, identificou todos os procedimentos e passou à indemnização dos doentes. Este é que é o caminho certo», comentou.

Em Portugal e na generalidade dos países do mundo «não há dados fiáveis» sobre erros médicos ou ocorridos em meio hospitalar.

Há alguns anos, o cirurgião José Fragata calculou que um em cada 10 doentes fosse afectado por erro médico, mas o bastonário diz que estes dados não têm «qualquer relação com a realidade».

Segundo a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS), ascendiam a mais de 29 milhões de euros os pedidos de indemnização aos hospitais públicos em acções judiciais por «alegada assistência médica insuficiente» entre 2005 e 2007, segundo dados divulgados no ano passado.

 

Link: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/erro-medico-tvi24-medicos-hospital-queimadas-saude/1171561-4071.html 

link do postPor Inconformado, às 18:45  comentar

 
mais sobre mim
Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

21
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos