Notícias, informação e debate sobre as queixas em saúde, nomeadamente quanto à negligência médica e erro médico em Portugal.
14.11.10

 

Mais de 30 médicos e enfermeiros podem ser afastados do Hospital Stafford, em Inglaterra, pelo escândalo que se instalou em redor da unidade de saúde: está em curso um inquérito para apurar quantas pessoas morreram desnecessariamente, ou seja por negligência médica.


Durante o decorrer da investigação, foram indiciados 57 profissionais de saúde devido aos actos de conduta e eventual responsabilidade na morte de centenas de pessoas.

 

O diário britânico 'The Telegraph' revelou que sete profissionais envolvidos no caso, que iam enfrentar sanções disciplinares, escaparam por terem encontrado trabalho noutros hospitais.
 
Para já, 97 famílias de pacientes que morreram ou que foram vítimas de maus cuidados médicos no Hospital Stafford vão receber uma indemnização acima das 27 500 libras (cerca de 32 418 euros).

 
Os advogados das vítimas afirmam que as falhas médicas do hospital deixaram os pacientes em situações degradantes e humilhantes, desrespeitando os direitos humanos.
 
Ao todo, o fundo do hospital irá pagar compensações no valor de 1,1 milhões de libras (aproximadamente 1,3 milhões euros).

 

CORTES NO ORÇAMENTO LEVARAM A FALHAS

 

A Comissão de Saúde, que investiga o caso, apurou que as mortes podem ter ocorrido devido aos cortes feitos pela administração do hospital e às metas governamentais, que levaram a perder a noção das responsabilidades que têm na prestação dos cuidados de saúde.
 
Robert Francis, um dos responsáveis por identificar os funcionários negligentes, disse que se pensa terem morrido desnecessariamente entre 400 a 1200 pacientes, desde 2005 a 2009.

 
O primeiro de quatro inquéritos revelou, em Março de 2009, que os pacientes eram “rotineiramente negligenciados” e terão passado por um “inimaginável” stress e sofrimento. Eram deixados a “soluçar e humilhados” pelos profissionais.

 

As provas são tantas que existem cerca de 150 potenciais testemunhas e um milhão de páginas escritas.

 

POSIÇÃO DO GOVERNO
 

O inquérito ao Stafford Hospital foi ordenado pelo primeiro-ministro britânico, depois de o governo trabalhista ter dito que o apuramento dos factos se devia realizar à porta fechada.

David Cameron explicou que os familiares dos doentes que morreram têm o direito de saber o que aconteceu e que os funcionários do hospital devem "contar a sua história", avança a 'Sky News'.

O secretário de Estado britânico da Saúde afirma agora que eventuais falhas no funcionamento do Stafford Hospital devem ser apuradas de forma a "combater a cultura do segredo e restaurar a confiança pública".

 

Link: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/hospital-britanico-investiga-30-medicos-por-mortes-negligentes 

link do postPor Inconformado, às 21:16  comentar

 
mais sobre mim
Novembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


arquivos