Notícias, informação e debate sobre as queixas em saúde, nomeadamente quanto à negligência médica e erro médico em Portugal.
2.12.10

O presidente do conselho clínico do Agrupamento do centro de Saúde Cávado I mandou um e-mail a todos os médicos com o anúncio de um rastreio gratuito no Hospital Privado de Braga. Deputado do BE acusa-o de querer aliciar doentes com serviços privados, avança o Jornal de Notícias.

 

Um e-mail enviado por Miguel Melo, presidente do conselho clínico do Agrupamento de Centro de Saúde Cávado I, em Braga, usando o correio electrónico da instituição pública a que preside e destinado a todos os médicos, está a deixar em polvorosa clínicos e utentes daquele centro de saúde. Em causa está a divulgação, feita por correio electrónico, da realização de um rastreio cardiovascular pelo Hospital Particular de Braga. conta o JN.

 

"A divulgação foi feita com meios públicos, sobre um serviço que também é feito no agrupamento a que o dr. Miguel Melo preside, mas que os médicos do serviço público deveriam aconselhar os utentes a realizar num hospital particular", disse, ao JN, um clínico que não quer ser identificado. A polémica levou já a que o deputado João Semedo, do Bloco de Esquerda, tenha dirigido uma pergunta à ministra da Saúde, questionando se o ministério tem conhecimento da "situação relatada" e "que medidas irão ser tomadas" para evitar situações semelhantes.

 

Para João Semedo, a divulgação por meios públicos de uma iniciativa particular pretende "induzir os médicos a dirigirem os seus utentes para uma instituição privada", fomentando os clínicos a "abusarem da relação de confiança que mantêm com os seus doentes para que uma unidade privada possa aumentar os seus lucros", salientou o deputado.

 

O médico em causa esteve indisponível para comentar a situação e remeteu para a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

 

Fonte da ARS remete para amanhã uma tomada de posição. Ontem, os responsáveis pela ARS do Norte estiveram reunidos com os 26 agrupamentos da sub-região de saúde, entre os quais se encontra o Centro de Saúde Cávado I. "Há aqui um grave conflito de interesses entre o público e o privado, personificado pelo presidente do conselho clínico de uma instituição pública", finaliza o deputado do BE.

 

Link: http://www.rcmpharma.com/news/10919/51/Medico-acusado-de-aliciar-doentes-para-o-privado.html 

tags: ,
link do postPor Inconformado, às 10:10  comentar

 
mais sobre mim
Dezembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
24
25

26
27
28
29
30
31


arquivos